Notícias
16h00

Laboratório IHEF adquire novo equipamento que realiza testes RT-PCR para COVID-19 com resultados express

Os resultados são disponibilizados ao paciente em até 50 minutos após a coleta.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Laboratório IHEF adquire novo equipamento que realiza testes RT-PCR para COVID-19 com resultados express

Referência no mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia, prêmios Top of Mind e Benchmarking no seguimento laboratorial pelos últimos 10 anos, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF) deu um salto importante para a detecção precoce e o rastreamento de pessoas com infecção ativa por SARS-CoV-2. O IHEF Laboratório aliou a tecnologia à assistência médica, com a aquisição de um novo equipamento que promete a entrega de resultados dos exames RT-PCR para COVID-19 de forma ainda mais rápida. Chamado de “RT-PCR Express” – que detecta o RNA do vírus – o resultado pode ser entregue em até 50 minutos, nos Drive Thrus do IHEF em Feira de Santana e do Laboratório Meddi, em Salvador.

Segundo o responsável técnico do laboratório, o farmacêutico bioquímico Marcus Machado, o procedimento é realizado via coleta de secreção da nasofaringe. A tecnologia para a iniciativa pioneira – aponta ele – vem da companhia norte-americana Abbott, referência em soluções médicas inovadoras, e já é realidade nos laboratórios do Grupo Meddi. “Através de um equipamento como esse, em até 50 minutos a gente consegue disponibilizar ao paciente o resultado do teste, que é também molecular. É um teste que tem uma alta qualidade, com sensibilidade e especificidade altíssimas, em curto tempo”, destaca Machado.

Maior velocidade para a detecção do vírus
Com um equipamento que possibilita maior velocidade no processo de detecção do vírus ativo SARS-CoV-2, o RT-PCR Express – assim como o tradicional RT-PCR – é um exame molecular. A principal diferença entre os testes está no tempo de execução e resultado, e a intenção, de acordo com o Dr. Marcus Machado, é que a rapidez seja uma aliada em situações de viagem – uma vez que laudos laboratoriais vêm sendo exigidos pelas autoridades sanitárias dos países que reabriram as fronteiras –, mas também que a ferramenta seja útil para agilizar a atenção clínica ao paciente, em caso de necessidade, e apoiar estratégias de saúde no combate à pandemia do Coronavirus.

“A depender da situação, ele pode estar prevenindo problemas maiores para uma pessoa que talvez fosse ter o resultado do exame apenas um dia depois, ou até no mesmo dia, mas bem mais tarde. Se é uma pessoa que já tem uma doença de base, que requer um cuidado maior, isso pode promover uma antecipação de tratamento, a nível de prevenção. E para pessoas assintomáticas é importante para que possam ter ciência da presença do vírus e não sejam então uma fonte de transmissão”, explica o diretor técnico.

Ampliação do rastreamento
Para melhorar o acesso, diante do aumento significativo da procura por testes de detecção da COVID-19, o IHEF vem investindo em corpo técnico e propostas inovadoras com foco no cuidado em saúde, frente à pandemia. Entre outubro e novembro de 2020, o instituto – que supera a marca de 33 mil testes RT-PCRs convencionais realizados, até o momento, e chega a um total de 18 mil sorologias automatizadas para identificação de anticorpos IgG e IgM – registrou um crescimento de 56% da demanda por esses exames, em Feira de Santana. Agora, com a possibilidade de resultados rápidos, o RT-PCR Express pode se configurar como uma ferramenta importante para ampliar o rastreamento de casos ativos da doença.

Certificação
A tecnologia que possibilita a realização do RT-PCR Express tem registro na Agência do Departamento de Saúde dos Estados, a FDA (Food and Drug Administration), e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Onde fazer o exame rápido molecular?
De acordo com o farmacêutico bioquímico responsável pelo IHEF Laboratorio, as unidades de Feira de Santana e Salvador (Laboratório Meddi) dispõem do novo equipamento e realizam, desde 31 de dezembro de 2020, o RT-PCR Express. O atendimento é realizado via Drive Thru nos estacionamentos desses laboratórios, de domingo a domingo, e o resultado pode ser disponibilizado em até 50 minutos após a coleta.

Sobre o IHEF
Fundado em 1983, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana – que expandiu sua atuação para áreas laboratoriais e opera atualmente com o Sistema de Saúde IHEF, garantindo o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia – desponta também pelas estratégias inovadoras do cuidado em saúde.

O compromisso em proporcionar aos pacientes uma estrutura completa com diagnóstico por imagem, medicina laboratorial, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, rendeu ao Instituto diversos prêmios Benchmarking Bahia, na categoria melhor laboratório do interior nos últimos 10 anos. O IHEF é referência também em qualidade, e conta com a certificação ISO 9001 e as Acreditações PALC e DICQ.

Confira outras notícias do Grupo MEDDI:
Deixe seu comentário
Grupo Meddi
2016 - 2021. Grupo Meddi. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital