Direitos do paciente

São direitos do paciente:

  • Ter um atendimento humano, atencioso, acolhedor e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde;
  • Ter um local apropriado, limpo, confortável e acessível para seu atendimento, e de acordo com as suas necessidades;
  • Ser identificado pelo nome e sobrenome com dignidade e respeito às diferenças;
  • Ter privacidade, quanto a sua identificação;
  • Ser Informado quanto ao seu estado de saúde de maneira clara, objetiva e compreensível;
  • Estar ciente dos procedimentos a serem realizados e conceder a realização;
  • Exigir que todo o material utilizado, esterilizado ou descartável, esteja em condições de uso e seja manipulado segundo normas de higiene;
  • Ter a sua segurança e integridade física preservada dentro da unidade de atendimento;
  • Ser acompanhado durante a realização de consultas e exames por uma pessoa de sua livre escolha;
  • Decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre o seu estado da saúde;
  • Ser resguardado de seus segredos, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio cliente, o profissional de saúde tenha acesso através das informações obtidas no histórico do paciente;
  • Ter seus valores, cultura e direitos respeitados.
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